O Supermercados Paulista e a Rede Tonin Superatacado já colhem resultados com estratégia de Cupom Fiscal Digital, uma evolução em suas estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance). A primeira rede localizada em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, e a segunda com 18 lojas, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, estão alcançando importantes resultados como mudança na cultura do consumidor e ganhos financeiros.
O Paulista Supermercados já possui 60% dos cupons digitalizados, trazendo benefícios como sustentabilidade ambiental, redução de custos com a diminuição na compra de bobinas e uma melhor experiência para os clientes, além de facilitar a troca de produtos, uma vez que os cupons de papel se perdiam facilmente.
O Tonin Superatacado analisa frequentemente seus resultados através dos dashboards gerenciais, medindo o volume de redução de papel, bobinas, custos associados e o impacto ambiental. Entre as métricas observadas, está a preservação de árvores com o compromisso sempre da sustentabilidade e a eficiência que guia todo o processo.
Programas visam a sustentabilidade social
Os Supermercados Paulista disponibilizaram para os clientes a possibilidade de receberem seus cupons diretamente no aplicativo “Meu Paulista” contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente. Dessa maneira, o cliente ao aceitar o processo uma vez, todos os próximos cupons são gerados automaticamente e ficam disponíveis no aplicativo, podendo também ser enviado ao e-mail do cliente. Porém, para usufruir dessa vantagem, o cliente precisa estar cadastrado no clube de benefícios da rede supermercadista.
Segundo Jorge Tannous, sócio proprietário do Paulista, o processo de implementação dos cupons ocorreu em três etapas: a primeira foi a configuração do sistema, a segunda foi o treinamento dos colaboradores para esclarecer todas as dúvidas dos clientes, e a terceira e última etapa foi a divulgação em todos os nossos canais de comunicação. “O sistema Idever é o responsável pelo funcionamento dos cupons digitais e fornece informações completas sobre os resultados alcançados”, comenta Tannous.
Tonin venceu o desafio de romper com a cultura de impressão de papel
Na rede Tonin, o trabalho com os cupons fiscais digitais tem sido realizado a partir de uma conscientização semanal, acompanhando a evolução da impressão dos cupons no caixa, verificando os cadastros dos clientes que optaram pelo cupom fiscal digital e reforçando a operação no PDV com os operadores. “Enfatizamos os pilares do ESG, falando sobre a redução de papel no meio ambiente, os benefícios em termos de custos e sustentabilidade e, até mesmo, orientando os clientes a explorar mais o nosso aplicativo, navegando por suas funcionalidades”, explica Cleide Prates, gerente de marketing da rede.
Cleide comenta que a implementação do projeto foi simplificada e integrada entre a Idever e a TOTVS. No entanto, o desafio residiu em construir uma cultura de utilização, fazendo com que os clientes se engajassem mais com a proposta do cupom fiscal digital ao invés da tradicional impressão em papel. “Foi necessário implementar uma cultura de processo e usabilidade, onde as informações sejam facilmente acessíveis, no qual a plataforma Idever foi fundamental nesse processo, permitindo a construção eficaz do projeto”, complementa a gerente de marketing do Tonin.